2016 foi um ano difícil. Talvez dos mais difíceis que já tive mas no último dia destes 366, sinto-me muito feliz.
Chegamos a este último dia e pomo-nos sempre a pensar como foi o ano que hoje acaba. Não nos lembramos de tudo mas há coisas mais importantes e marcantes que a memória não nos leva.
Hoje, numa ida ao supermercado com a minha mãe, perguntei-lhe o que ela tinha para me dizer sobre 2016. E ela só me respondeu que para ela foi um ano normal, igual a tantos outros.
Pensei no meu e percebi que o meu não foi de todo normal e muito menos fácil. Este ano senti na pele o que é ser adulta de verdade. Este ano mudei de casa 3 vezes. Este ano troquei o estável pelo instável. Este ano ri muito mas também chorei muito. Perdi algumas pessoas mas a família também cresceu. Perdi um tio, e pessoas próximas mas ganhei primos lindos.
E o que fiz eu que quero lembrar-me em 2016? Tive de recorrer ao Instagram para me lembrar de algumas. E porque as coisas mais simples da vida são as melhores, em Janeiro comecei por ir ver a Branca de Neve no gelo, nunca tinha ido e chorei. Pude estar presente em mais uma festa de aniversário do meu baby L. Em Fevereiro fui pela primeira vez a um teatro em Lisboa e não podia ter escolhido melhor sala, o Tivoli. Ainda em Fevereiro comemorei os 3 anos do blog da minha Bárbara. Em Março fui ao concerto do meu querido Diogo Piçarra no CCB e só tenho pena que tenha acabado. Gosto muito. Março foi também o mês da minha primeira vez no Starbucks. Foi preciso a minha mamis e o meu mano irem a Lisboa para lá ir.
Abril foi o mês de ir conhecer um pouco melhor a cidade da Bárbara. Passámos um fim-de-semana óptimo em Setúbal. Em Maio vi o meu Benfica ser campeão de novo e mesmo longe, comemorei como sempre. Mais no final fui ao Rock in Rio e levei comigo o meu mano. Que pela primeira vez teve num festival. Senti-me tão bem!
Junho foi o mês da ida ao Porto e dos meus 24 anos. Passei o dia no Jardim Zoológico e tive a minha mãe, os meus avós e os meus tios e primos comigo. Foi um dia que não esquecerei mais. Junho foi ainda mês de Santos Populares. Nunca tinha ido em Lisboa e foi uma experiência a repetir. E o mês que me levou a surfar pela primeira vez na Ericeira.
Em Julho vi Portugal ser campeão da Europa, e chorei, chorei, chorei. Foi uma emoção enorme. E no último fim-de-semana de Julho, acampei com a minha família e amigos numa ilha deserta. Acordei antes de amanhecer e ouvi à noite o bater das ondas do mar.
Em Setembro andei de burra e bebi leite acabadinho de tirar. Outubro foi o mês de reencontrar a minha Andreia, depois de 1 ano e 4 meses separadas. Ainda neste mês tive a oportunidade de ir à TVI e conhecer a Fátima Lopes.
Não podia deixar de falar da festa dos 5 anos do blog, no dia 16 de Outubro. Foi linda, um orgulho e espero que este projecto continue assim.
Em Novembro tive o António Zambujo a cantar para mim no eléctrico 28. Fiz uma mudança radical e cortei o cabelo super curtinho. E ainda assisti no Campo Pequeno à final da Elite Model Look, um sonho e comprei o meu Iphone com o meu dinheiro, fruto das poupanças de muitos meses.
Já em Dezembro voltei a mudar de casa, e espero que seja desta. Passei o Natal e vou passar o Ano Novo com a família que é o melhor que eu tenho.
Mas há outros marcos importantes:
Foi em 2016 que comecei a Academia de Marketing Digital, onde conheci pessoas fantásticas e onde estou a aprender muito (só tenho mesmo pena que já acabe em Maio). Foi também nessa academia que arranjei o meu primeiro trabalho na área. Fiz um estágio pago de 3 meses que acabou em Setembro. Foi ainda devido à academia que arranjei o trabalho onde agora estou mais feliz do que nunca. Faz dois meses para a semana e eu só penso como é que já passaram dois meses?!
Sinto que já aprendi imenso com os melhores (obrigada Tiago) e que arranjei naquela agência amigos para a vida. Faço o que gosto, divirto-me e isso é melhor que qualquer ordenado milionário. Espero mesmo continuar na Fullsix muito e muito tempo.
Em 2016, o blog trouxe-me muitas e boas oportunidades. Viajei para sítios lindos como Ibiza, Açores, Madrid (várias vezes), Leiria, Porto, Setúbal e por aí fora e levei comigo pessoas que gosto muito. Cresceu como nunca tinha crescido. Fui a eventos de marcas da qual sou fã há muitos anos.
O blog comemorou 5 anos e eu chorei de alegria por perceber a dimensão deste projecto que eu criei quando era ainda tão miúda.
No entanto nem tudo foi um mar de rosas. Este ano estive longe da minha família meses e meses. Não estive no aniversário da minha mãe. O dinheiro que a minha mãe juntou a vida toda para que eu estudasse acabou e andei meses a pensar que tinha de vir embora de Lisboa porque não tinha dinheiro suficiente para pagar o curso e a casa. Meses esses que custaram a passar… Tenho a sorte de ter uma família e amigos espectaculares que me apoiaram sempre. E felizmente no final do ano tudo foi melhorando. E vou entrar em 2017 com um sorriso na cara com o sentimento de dever cumprido.
2016 foi dos piores anos que tive em 24 anos mas acaba hoje da melhor maneira. Feliz, com trabalho, a fazer o que gosto, numa casa nova e com a certeza de quem são os meus amigos.
Obrigada Mãe, por tudo. Se não fosses tu, eu não seria eu.
Minnie Me
Que 2017 te traga tudo de bom minha querida.
Obrigada pela excelente pessoa que foste em 2016, sempre prestavel e querida.
Tudo tudo tudo de bom.
Feliz 2017!