A Dra. Manuela Cochito colaborou com h&s para desmistificar alguns mitos e esclarecer algumas dúvidas existentes em torno do cuidado capilar, principalmente, agora o Verão.
Curiosos? Vamos lá!
P.: Quais são os meses ou períodos do ano mais propensos à queda capilar?
R.: É comum verificar-se uma queda de cabelo mais acentuada nas variações sazonais, mas com maior incidência na chegada da primavera e na transição para o outono. Isto acontece porque nos primeiros dias de calor ocorre uma finalização rápida da fase de crescimento do cabelo com o consequente aumento súbito de cabelos em fase de queda. Note-se que o cabelo não cresce nem cai de forma contínua ao longo da vida, mas sim em ciclos sucessivos.
P.: A agressão do sol durante o verão pode originar uma queda de cabelo?
R.: Tal como o cabelo, também o couro cabeludo é atingido pela força do sol nos dias mais quentes. Caso não haja qualquer tipo de proteção através de cuidados básicos como passar o cabelo por água fresca após um mergulho, ou proteger o cabelo através da utilização de chapéus, também o couro cabeludo pode ficar mais sensível e originar um enfraquecimento dos fios de cabelo. É por esse motivo que é igualmente importante manter um couro cabeludo limpo e utilizar as gamas de produtos atualmente disponíveis para fortalecer o cabelo e mantê-lo livre de queda.
P.: Lavar o cabelo todos os dias é prejudicial para a queda de cabelo?
R.: Não há qualquer problema em lavar o cabelo todos os dias! O cabelo poderá ser lavado as vezes que pretender. Na verdade, existem champôs que proporcionam uma protecção do cabelo e tornam o couro cabeludo saudável ajudando a manter um cabelo mais forte. Por esse motivo, poderá lavar o cabelo todos os dias, com esse tipo de champôs.
P.: O uso do cabelo apanhado e preso por elásticos pode prejudicar as raízes do cabelo?
P.: De que forma podemos proteger o cabelo do sol, da água do mar, da piscina, etc?
R.: Expostos a factores externos, indissociáveis da temporada do sol e do mar, o cabelo e o couro cabeludo encontram-se mais predispostos a agressões.
Por isso siga algumas dicas:
-
Na praia ou na piscina não dispense o chapéu de sol – ao mesmo tempo que protege o cabelo, protege também a sua pele;
- Evite prender o cabelo com um elástico principalmente se estiver molhado, pois pode resultar em quebra;
- Passe o cabelo por água fresca após um mergulho no mar ou na piscina;
- Na praia, a melhor forma de retirar a areia do cabelo é passá-lo por água. Se o tentar escovar, a fricção dos grãos de areia pode danificá-lo, em especial se estiver molhado;
- Em casa, evite lavar o cabelo com água muito quente. Experimente fazê-lo com água morna e finalize com água fria, para que a cutícula se mantenha fechada;
- Ao lavar o cabelo, massaje o couro cabeludo. Desta forma, estará a activar a circulação e a oxigenação do couro cabeludo.
Depois de todas as explicações da Dra. Manuela, estamos preparados para proteger o nosso cabelo e fazer com que ele ande mais saudável agora no Verão.
A minha história com a h&s não começou muito bem, mas agora somos inseparáveis, uso dois champos, e o primeiro é sempreum h&s.
Comentários