Lifestyle

Novo acordo ortográfico.

  • Dezembro 29, 2011

 Já muita tinta correu sobre este assunto, há opiniões muito variadas como em tudo. Eu tenho a minha, e sou completamente contra. 

 Adoro escrever, e não me vejo de todo a escrever fato em vez de facto, para em vez de pára, escrever estações do ano e meses sem maiúscula entre outras tantas coisas que vão mudar. Não percebo que necessidade havia de fazer tal mudança. Não temos nós portugueses uma língua/escrita tão bonita?! 

 Não sou brasileira e não quero parecer-me com tal. Ando sempre a dizer que não hei-de escrever assim e mimimi, e o meu padrasto só me responde “vais ser obrigada”, eu cá não sou obrigada a nada, vou possivelmente escrever desta nova forma na faculdade, em documentos oficiais, mas nas minhas mensagens pessoais, no blog, na minha agenda… não hei-de escrever assim!

 Até me assusta estarmos quase em Janeiro e termos de começar a escrever de tal forma. Se para mim vai ser difícil porque já aprendi assim, nem quero pensar nos meus avós, conseguiram eles algum dia aprender esta nova forma de escrita?! Deixo a pergunta…

 

 

1 Comment

  • por Náná Silva

    Também não sou a favor do acordo ortográfico e, normalmente, não o utilizo. E é muito difícil para mim utilizá-lo. Às vezes, tento utilizá-lo em mensagens pessoais, no blogue,…, para me habituar.
    Quanto a “facto” e “fato”, continuarás a utilizar “facto”, porque nós, portugueses, lemos o “c”, ao contrário dos brasileiros. O acordo não quer dizer que vamos falar e escrever como os brasileiros. E podes ver erros desses no facebook, há pessoas que para mostrarem que já aderiram ao acordo que escrevem “idéia”, como os brasileiros. Uma “ideia” errada.
    Quanto aos mais velhos, acho que para eles ainda será mais difícil, eles escrevem tal como aprenderam. Os mais jovens já estão mais habituados às mudanças de escrita, por causa das sms's.
    Mas, é tudo uma questão de hábito.

    Reply

Leave a Reply