Bebo leite desde que nasci. Sempre me disseram que o leite fazia bem. Que era bom beber leite. Foi algo que sempre fiz com naturalidade. E nunca notei que me fizesse bem ou mal.
Há cerca de 2 meses comecei a notar diferenças no meu corpo. Fazia a minha vidinha normal, bebia leite ao pequeno-almoço, ao lanche e muitas vezes antes de me ir deitar, e ao longo do dia ia ficando inchada. Mas muito inchada. Ficava com uma barriga que mais parecia que estava grávida de uns 3/4 meses.
Mas nunca pensei que fosse devido ao leite. E continuei a beber sempre de forma igual. Até que comecei a ficar ainda mais inchada. E a sentir-me mal disposta.
Por vezes até o facto de estar de calças de ganga me fazia mal e sentia-me apertada.
Na Segunda-feira passada fui jantar com a Bárbara e comentei isto com ela. Ela disse-me logo com imensa certeza que eu deveria ser intolerante à lactose. E que seria o leite que me fazia pior. Eu não acreditei nela e ela sugeriu-me que fizesse a experiência de estar 1 semana sem beber leite. Disse que ia experimentar.
E comecei no dia seguinte… Nem queria acreditar. Estive apenas um dia sem beber leite e no final do dia estava lisa. Nada de inchaço, nada de dores de barriga.
Não tenho a certeza se serei mesmo intolerante, terei de ir ao médico para confirmar, mas garanto-vos que bastou um dia para ver que era o leite que me fazia ficar naquele estado.
Agora resta-me experimentar leites alternativos como o de Soja, que já bebi em tempos e gostava, de arroz, de amêndoa.
Vai ser fácil não ter de beber o leite convencional como sempre o conhecemos.
Já passaram por esta situação? Como a resolveram? Contem-me!!
Catarina
Olá! Passei pelo mesmo e já há muitos anos que não bebo leite. O que aconteceu foi que comecei a ter problemas (dores de estomago, dilatação abdominal,….) há cerca de 3 anos também com os derivados… Fiz os testes e tenho de facto intolerância. Para mim o mais difícil de não comer é o queijo… Tenho sempre comigo comprimidos de lactase caso coma alguma coisa fora de casa que tenha lactose e não possa evitar e ajuda. Não bebo leite, e uso o leite sem lactose (várias marcas já têm, apesar de ser um pouco mais caro) para fazer sobremesas, por exemplo. Também sugiro não consumir só os produtos de soja e alternar com estes sem lactose, porque particularmente para as mulheres, a soja poderá não ser também absolutamente fantástica. O queijo flamengo é completamente apto para intolerantes e o mozzarella também não costuma fazer muitos estragos. É irmos aprendendo a viver com isto e adaptando a alimentação, porque de facto faz muita diferença nos sintomas. Um beijinho.